domingo, janeiro 11, 2009

Aldrabices na Net (14). Caneta fraudulenta?

Tem circulado na Internet esta mensagem um pouco alarmista, sobre a qual obtivemos o parecer da DECO que inserimos no final da mesma. Não confirmámos com habitualmente a morada do originador indicada que normalmente não foi ouvido nem achado e ali é inserido para dar credibilidade ao relatado:

"Atenção ao golpe !

Para vosso conhecimento, aqui fica o relato de um lesado:


**Aviso importante**

"Olhe bem para esta caneta... (quando abrir o anexo aumente a visualização) e preste atenção! Infelizmente eu caí.
Passei um cheque para um lojista no valor de 123,50 Euros e usei a caneta dele.
Dias depois o cheque caiu na minha conta como 580,00 Euros... e o banco pagou. Quase tive um colapso na hora em que vi o meu extracto...
Agora estou com um processo aberto no banco, para apurar o ocorrido, e espero ter o meu dinheiro de volta.

Portanto, CUIDADO! Entrou no mercado outra caneta em que pode ser apagado o que se escreveu com ela. Esta caneta esta à venda. Não é preciso dizer mais nada sobre o cuidado que se deve ter ao aceitar uma caneta na hora de preencher um cheque.
Passe este e-mail. O que mais surpreende é que, há algum tempo atrás, este tipo de caneta foi proibido, justamente por causa deste golpe, e agora a mesma caneta volta a ser vendida!"


Realmente esta caneta está á venda:

A Papelaria Fernandes tem, no site de vendas online, este modelo, pela quantia de 1,65€ c/IVA.

A PMElink, outro site de vendas online de material de escritório, está a vender em lotes de 12, por 1,45€ cada.

Pelo que podemos concluir que, quem tenha intenção de as adquirir não terá muita dificuldade em encontrar nem será pelo valor da mesma.

Com os Melhores Cumprimentos

Francisco Simões Decisões E Soluções Consultores Financeiros Agência - Odivelas Rua Alfredo Da Costa, Lt. 13, Loja A 2675-634 Odivelas"

Mail de resposta recebido da DECO:

Exmo. Senhor,

Agradecemos o seu email sobre caneta com propriedades que permitem ser apagada a respectiva escrita, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Relativamente à situação que nos descreve informamos que, de facto e pela pesquisa que efectuamos, existe um modelo com tais características vendido pela marca Papermate o que, por si só, não configura qualquer irregularidade.

Aliás, existem diversas borrachas no mercado que permitem, com melhores ou piores resultados, apagar a escrita de qualquer normal esferográfica. O email e a respectiva história que nos fez chegar parecem-nos, efectivamente, típico hoax. Contudo, ainda que tal situação tenha realmente ocorrido poderá o lesado recorrer às instâncias competentes pois a situação em causa configura um verdadeiro crime. Isto porque é a actuação do terceiro abusador, e não da caneta, que é fraudulenta.

Nesta matéria, como em tantas outras, aconselhamos sempre a maior das cautelas por parte dos consumidores.

Permanecemos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional e subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos,

Serviço de Informação

DECO / PROTESTE

Sem comentários: