quarta-feira, julho 30, 2008

Aldrabices na Net (9). Pedidos de sangue

Circulam com frequência na Internet pedidos de sangue personalizados, que muitos reenviam em progressão geométrica.
De acordo com o Instituto Português do Sangue é a seguinte a posição que tem sobre o assunto:



http://www.ipsangue.org/
ATENÇÃO aos e-mails e sms com pedidos de sangue
Infelizmente algumas pessoas utilizam as tecnologias da informação no pior sentido, os e-mails e sms que circulam com apelos de pedidos de sangue para doentes, são disso um exemplo. Todos estes e-mails e sms com pedidos de sangue personalizados, que não procedam dos Centros Regionais de Sangue ou do Instituto Português do Sangue IP, são INCORRECTOS, já que qualquer pedido das Instituições que necessitem de sangue para tratar os doentes é sempre feita, previamente, ao Instituto Português do Sangue, IP.

terça-feira, julho 29, 2008

Gare do Oriente. Deficiente informação aos utentes.

Na mais moderna estação de caminhos de ferro em Portugal(1998), arquitetada por Calatrava , a Gare do Oriente em Lisboa, é incompreensível que os utentes dos combóios mais rápidos de que dispomos não disponham de informação visível do local da gare em que está previsto que estacione a respectiva carruagem. Isto no que respeita às linhas 1 e 2 que a fotografia documenta.






Embora na gare estejam visíveis placas com zonas A, B, C, D, etc... não há qualquer indicação da correspondência das posições das carruagens (que vão chegar) àquelas zonas.


Combóios que chegam à estação com carruagens numeradas de 1, 2, 3, 4 e 5 em diante, em que não se sabe se se o combóio que chega tem a numeração ascendente ou descendente, outras vezes com numeração não sequencial, não permitem aos detentores dos bilhetes (em que a indicação do número da carruagem consta) localizar a zona em que a respectiva carruagem vai estacionar.

E então é ver as pessoas, de todas as idades, a maioria das vezes com as bagagens, muitas vezes sem a presença ou visibilidade de um único funcionário da empresa, deslocando-se afoguedamente ao longo da gare, dificultados pelos que já estão a embarcar, à procura do número da respectiva carruagem.



É isto um bom serviço ao utente? Temos visto há longos anos noutros países a adequada solução, constando nos ecrans de televisão existentes a correspondência das carruagens esperadas às diversas zonas da gare.


Foto 24072008

segunda-feira, julho 28, 2008

Aldrabices na Net (8). Oferta de Notebooks

Mais um tipo de e-mail que circula perodicamente na Internet e que, veja-se pelo número de reecaminhamentos, ainda há quem acredite:


Assunto: Fw: DISTRIBUIÇÃO DE NOTEBOOKS free DISTRIBUIÇÃO DE NOTEBOOKS
Olá a todos
A empresa Ericsson está distribuindo gratuitamente 'lap tops' - computadores portáteis, com o objetivo de se equilibrar com a Nokia, que está fazendo o mesmo. A Ericsson deseja assim aumentar sua popularidade. Por esse motivo, está distribuindo gratuitamente o novo Lap Top WAP. Tudo o que é preciso fazer é enviar uma cópia deste e-mail para 8 (oito) conhecidos. Dentro de 2 (duas) semanas você receberá um Ericsson T18. Se a mensagem for enviada para 20 (vinte) ou mais pessoas, você poderá receber um Ericsson R320. Importante! É preciso enviar uma cópia do e-mail para
Anna.swelung@ericsson.com Não é trote. Funciona.

domingo, julho 20, 2008

Toponímia e cultura XXV. Rua Dom Duarte

Uma rua em Lisboa, junto à Praça da Figueira designada Rua Dom Duarte, assim referida na placa toponímica, sem mais nenhuma informação complementar!

Será que se trata de D. Duarte (I), por acaso o primeiro e único Duarte Rei de Portugal?
Porque não então essa indicação e o período em que viveu?
Dom Duarte - Rei de Portugal , n. Viseu, 31 de Outubro de 1391 — f. Tomar, 13 de Setembro de 1438



Ou será já o contemporaneo D. Duarte (Pio), nascido em 1945? Há quem pense que sim.


Foto 16062008

sexta-feira, julho 18, 2008

Estado português pessoa de bem? (3) Segurança Social

A Segurança Social, digo como exemplo o Centro Distrital da Segurança Social de Lisboa, não se organizou convenientemente durante alguns anos, não registando devidamente, em muitos casos, os pagamentos que lhe foram efectuados em devido tempo, quer directamente quer através de instituições bancárias.

E nada mais fácil no seu entendimento, para repôr em dia esses registos, do que emitir listagens de dívidas, abrindo processos de execução fiscal, indicando pretensas falhas de pagamentos, alguns de 12 a 14 anos atrás, referenciando nalguns casos faltas de contribuições de 0,01 €, repito um cêntimo!

E não estamos a falar de só de Empresas mas de Administrações de condomínios com contabilidades não profissionais!


Claro que em prédios por onde passaram já dezenas de administradores e com arquivos limitados (em especial de espaço), nem sempre é fácil e imediata a justificação desses pagamentos, pelo que se corre o risco de ter de os ter que fazer de novo com juros de mora acrescidos.

Esta "técnica" da Segurança Social tem pois do respectivo ponto de vista as seguintes vantagens não declaradas mas evidentes:
- reconstitui com facilidade os seus registos;
- como passa o ónus da prova às administrações, ainda pode ir buscar mais algum dinheiro se estas não têm os arquivos em dia.




Não teria sido mais correcto e transparente outro procedimento, em vez de prosseguir logo pela via da ameaça? Não se poderiam convocar primeiro os administradores em exercício dando conhecimento da situação e um primeiro prazo para as devidas justificações antes de avançar com a ameça de execução fiscal?

quinta-feira, julho 17, 2008

Aldrabices na Net (7). "Doença desconhecida"

Circula na Internet por mail a seguinte mensagem, tocante mas falsa (HOAX), como se confirmou junto do Instituto de Apoio à Criança, conforme comunicado abaixo transcrito.



DOENÇA DESCONHECIDA

SEI QUE NEM TODOS TÊM TEMPO OU DISPOSIÇÃO, ATÉ, PARA ESTAS COISAS. SERÁ UM ABUSO, MAS PRETENDE-SE CHEGAR AO MAIOR N.º DE PESSOAS. UMA VEZ MAIS DESCULPEM ABUSAR DA V. PACIÊNCIA. SÓ O FAREI EM CASOS DESTES.
Enviem p.f. ao maior nº de pessoas! É importante!-sos criança
> Foi o Instituto de Apoio à Criança (IAC) que me enviou este apelo.> Reenviemos portanto.> Maria João Lino da Silva> Administradora dos Serviços Hoteleiros, Transportes e Telecomunicações> Mail:
maria.silva@chba.min-saude.pt> Telf. Administração: 284325830 > Telm. Serviço: 966860845 > Centro Hospitalar Baixo Alentejo, EPE> Hospital José Joaquim Fernandes - Beja> Rua Dr. António Fernando Covas Lima> 7800-309 BEJA> >> > ' Chamo-me Catarina Pinto, tenho um filho com 15 meses chamado Francisco.> > Desde OS primeiros dias de vida tem sido extremamente difícil alimenta-lo, rejeita todo o tipo de alimentação, não por reacção alérgica mas por não querer.> > Tem sido sempre acompanhado pelo Hospital Fernando Fonseca onde já lhe fizeram todo o tipo de exames e não conseguem nenhum tipo de diagnostico, já foi alimentado por umas sondas mas nem por isso aumentou de peso. Com 15 meses> > pesa apenas 6.900 gramas . Peço que alguém que tenha conhecimento de algum caso> > igual ou semelhante que me contacte imediatamente para que eu possa saber de que maneira poderei ajudar o meu filho. Muitíssimo Obrigada Ana Catarina Pinto Tel.: 962439830 'Serviço SOS Criança> Instituto de Apoio à Criança> Portugal
Do Instituto de Apoio à Criança:
Exmos. Senhores, O SOS Criança, vem comunicar, que a informação do referido e-mail não é nossa. Igualmente a recebemos na nossa caixa de correio e segundo tudo indica, dos contactos que temos tentado estabelecer, não só através do nosso serviço, como da parte de outros receptores, que estamos perante uma situação falsa. Relativamente à suposta "mãe" da criança, que se identifica com dois nomes, Catarina e Ana Cristina Pinto, o nº de telemóvel está sempre indisponível. Quanto aos contactos da Administração do Hospital em Beja e telemóvel particular, a pessoa em causa, diz apenas ter divulgado o e-mail, após ter recebido e agora já consta, o seu contacto no próprio e-mail, do qual não tem qualquer conhecimento da situação descrita.
Os melhores Cumprimentos,
A Equipa do SOS-Criança

segunda-feira, julho 14, 2008

Aldrabices na Net (6). "Prémio por reenvio de mails"

Ainda há quem (mesmo com formação superior) acredite neste tipo de mensagens que dizem que "premeiam" quem inunda a Net com novos contos do vigário (tipo HOAX), na secreta esperança de receberem uma recompensa:
"Olá a todos. Tenho recebido esta mensagem de uns amigos franceses e belgas e parece que está a correr sorrateiramente por toda a Europa. Habitualmente, não costumo enviar/reencaminhar este tipo de mensagem do tipo 'passa a palavra', mas esta é muito curiosa...A mensagem que recebi é da parte de uma advogada amiga de uns amigos chamada Séverine e ela garante que esta cena é a valer. Pelo sim pelo não, traduzi o mail que recebi e deixo cada um julgar por si...Mas se for verdade, não digam que não sabiam!!!Não há nada a perder.Eis o que ela me enviou: (mais ou menos...) Sou advogada e conheço a lei. Não menosprezem a validade desta informação, isto é real. A AOL e a INTEL cumprirão a sua promessa pois têm medo de serem processados e pagar posteriormente indemnizações multimilionárias como no recente caso da PEPSI COLA contra a GENERAL ELECTRIC. Aparentemente, Bill Gates está a partilhar uma porção da sua fortuna.O MS WINDOWS continua a ser o sistema operativo mais utilizado, e isto não é mais do que um teste para a Microsoft e a AOL avaliarem isso pelo nº de envios/reenvios deste mail. Quando reencaminhar este mail, no caso de ser um utilizador de MS Windows, a Microsoft fará um seguimento dos reenvios durante 2 semanas.Quer isto dizer, que por cada pessoa que reenviar este mail, a Microsoft pagar-vos-á 245EUR independentemente do emissor); mais, por cada pessoa que reencaminhe o mail após vocês lho terem enviado, a Microsoft pagar-vos-á 243EUR. Após a 3ª pessoa que receber o mail, a Microsoft pagar-vos-á 241EUR. Em duas semanas, a Microsoft entrará em contacto convosco para confirmação de endereço postal e envio do cheque.Ela ainda acrescenta: (LEIAM!) Eu julgava que isto era uma burla, mas duas semanas após ter recebido e reencaminhado este mail, fui contactada pela Microsoft para dar o meu endereço. Recebi um cheque no montante de 24800EUR.' (?!!) Deve responder antes que este teste termine, pois se alguém se pode permitir isto é bem o Bill Gates. Para ele, trata-se de uma despesa de comercialização/marketing.Provavelmente, não cooperaríamos com ele se não houvesse qualquer compensação...'· Ela conta ainda que a namorada do irmão recebeu um cheque de 4324,44EUR; a tia de uns amigos que trabalha na Intel recebeu mais ou menos o mesmo 4543,23EUR. Diz ainda: Como vos disse, conheço bem a lei e isto é real. A INTEL e a AOL estão a negociar uma fusão para tornarem-se na companhia mais abrangente do mundo e certificarem-se da continuidade como o sistema operativo mais utilizado. Este teste é uma experiência da INTEL e da AOL.' "

quarta-feira, julho 09, 2008

Formação dos marítimos portugueses? (1)

Constando que as magníficas instalações da Escola de Pesca e da Marinha de Comércio, em Lisboa à beira Rio Tejo, vão ser demolidas dando lugar a um novo edifício que nada tem a ver com esta actividade, perguntamos:
Como se prevê futuramente a formação dos pescadores e dos nossos outros marítimos?
Estas instalações - que dispunham de simuladores, material didático, piscina, alojamentos para internato de pessoal de terras distantes e inclusivé dos PALOP -, vão ser transferidas para outro local, ou acabam simplesmente?

Sobre esta Escola, menciona o Portal do Governo:

Escola de Pesca e da Marinha de Comércio [EPMC]Av. Brasília - Pedrouços1400-038 LisboaTel: (+351) 213 025 000Fax: (+351) 213 025 066E-mail: directorepmc@mail.telepac.pt
Missão: Ensino técnico-profissional a nível nacional para os sectores das pescas, dos transportes marítimos, da marinha de recreio e actividades conexas, e coordenação das acções de formação que se desenvolvam no âmbito das suas atribuições.

Entidade tutelada por: Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

Foto 05072008(001)

quarta-feira, julho 02, 2008

Estado das ruas (1)

O mau estado de muitas ruas da capital é dificilmente compreensível. Os danos nos veículos em circulação são frequentes, especialmente nas jantes, pneus e direcção. Falta de manutenção, falhas ou deficiências na construção e pavimentação muitas vezes depois de obras? Falta de meios da Camara Municipal de Lisboa?
Neste exemplo, na Avenida Praia da Vitória, a falta do asfalto é significativa e para quem não está avisado, especialmente de noite, pode significar alguns problemas e gastos.

Foto 01072008(002)