sábado, dezembro 18, 2010

Avanço tecnológico que pode ter mau uso

Será que temos que passar a ter cuidado com a possibilidade de nos roubarem electronicamente os dados dos cartões de crédito?

 

quarta-feira, dezembro 08, 2010

Aldrabices na Net (35)

Corre na Internet há algum tempo, através de mail, / correio electrónico com esta apresentação profissional completamente enganadora dos mais incautos, esta falsa campanha de Natal.


Repare-se que os autores da patranha tiveram o cuidado de criar um E-mail específico para ser inserido para conhecimento nos mails "a enviar", pretendendo assim dar maior credibilidade ao assunto, procedimento que não é seguido em muitos esquemas deste tipo de envio de mensagens a uma quantidade X de indivíduos em que não há qualquer processo de contabilização dos mails enviados.
Junto da Vodafone confirmámos que se trata efectivamente duma aldrabice que está a ser devidamente tratada como fraude.


_

segunda-feira, dezembro 06, 2010

Respeito pelo Parlamento?

Com a devida vénia, transcreve-se, mas com sublinhados nossos:

O Cronista Indelicado

O caso exemplar de Rui Pedro Soares

Este jornal publicou há cerca de uma semana uma notícia muito interessante sobre o boy dos boys, Rui Pedro Soares (RPS).

  • 03 Dezembro 2010

Por:João Miguel Tavares (jmtavares@cmjornal.pt)

Ela dizia basicamente que RPS tinha sido afastado da primeira linha da administração da PT, mas que lhe tinha sido oferecido uma prateleira de luxo na PT Investimentos Internacionais. Contactada pelo CM, a PT garantiu que RPS não era director de coisa nenhuma mas apenas "funcionário" da empresa. Um "funcionário" com direito a secretária, carro e dez mil euros de ordenado por mês.

Mas a sua história, e a história do seu caso, não ficam por aqui. Quando em Maio deste ano Zeinal Bava esteve presente pela segunda vez na comissão de inquérito do caso PT-TVI, mostrou toda a abertura para que a empresa viesse a disponibilizar ao Parlamento os resultados da auditoria interna que estava a ser feita, para avaliar o papel desempenhado por RPS em todo o caso. Muitas das perguntas que então lhe foram colocadas pelos deputados foram desviadas precisamente para essa auditoria. Sete meses depois, o deputado João Semedo – louvada seja a sua memória – lembrou-se de perguntar à PT quais os resultados dessa famosa investigação. Resposta: o chairman da empresa, Henrique Granadeiro, recusou o acesso às conclusões alegando que se tratava de um documento interno.

Eis o sistema português de interesses, cunhas e clientelas a brilhar em todo o seu esplendor. Um boy que é apanhado com a boca na botija pelos jornais e que se afasta dos holofotes mas mantém todos os privilégios. Uma empresa que garante toda a transparência no Parlamento mas que esconde os resultados da auditoria que encomenda. E um país inteiro a fazer figura de urso, enquanto o sistema protege as costas dos boys. Aos 37 anos, RPS não precisa de fazer mais nada na vida, a não ser manter a boca calada. A isto se chama um silêncio de ouro.

terça-feira, outubro 26, 2010

Opções de estética


Contrariando a insensibilidade dos deseducados riscadores de paredes que impregnaram muitos espaços das cidades e, inclusivamente, monumentos e novas ou renovadas construções, em Lisboa, no Beco das Farinhas, optou-se pela preservação estética, preenchendo esses espaços com singelas homenagens a habitantes mais idosos.








Foto de 23102010


_

sábado, outubro 23, 2010

Espaço de estacionamento privativo?

Já aqui foi referido que noutros países, ditos mais civilizados, quando se torna necessário espaço para cargas ou descargas, sejam elas por motivo de obras ou mudanças de morada, há na legislação autárquica formas de requerer esses espaços que logo são devidamente assinalados.

Neste País, ao contrário, opta-se pelo facto consumado, ocupando-se a via como a fotografia documenta na Avenida Elias Garcia, em Lisboa, esquina para a Avenida da República.

E será que os baldes, que ocupam o espaço duma viatura ligeira e não tiram senhas de estacionamento, são autuados pela EMEL?


Foto de 22092010


_

quarta-feira, outubro 20, 2010

WC nos campus

O Campus de Justiça de Lisboa

http://www.portugal.gov.pt/pt/GC17/Governo/Ministerios/MJ/Notas/Pages/20090721_MJ_Com_Campus_Justica_Lisboa.aspx

é uma criação muito recente, certamente mais funcional do que no passado, com grande concentração de serviços.


Mas há aspectos de apoio aos utilizadores que não podem ser descurados em locais de tanto movimento, como o que a foto*, captada nas instalações sanitárias masculinas da Conservatória de Registo Predial, em 15OUT2010, mostra.

Nota* Foto sem qualidade que não permite ver o texto dum dos dois urinóis, diferente do outro na redação, mas relatando avaria.


Foto 15102010


_

segunda-feira, outubro 18, 2010

Toponímia e cultura LXVI

Será que Santos Dumont, em avenida tão próxima da Praça de Espanha, em Lisboa, não merece informação mais detalhada a bem da cultura dos munícipes e dos transeuntes, ele que foi pioneiro da aviação?


Alberto Santos Dumont (n. Palmira* (Brasil), 2o de Julho de 1873 — f. Guarujá (Brasil), 23 de Julho de 1932)

Nota* Palmira mudou de nome para Santos Dumont em sua honra.



Foto 13102010 de JPVB


_

_

domingo, outubro 17, 2010

Publicidade (re)criativa ou subliminar?

Há muita variedade de publicidade, mas nem toda é muito feliz, duvidando-se nalguns casos da sua eficácia.
No caso que a fotografia apresenta, tirada na freguesia da Portela (Loures), gostaríamos que analisassem qual será o objectivo que a ERA pretenderá atingir.


Pensamos que também não se tratará de humor, negro neste caso, em que se convidam as pessoas a vender a casa e a ir de férias. Tratar-se-á dum conselho para quem tem uma 2ª casa, ou para quem só tem uma? É que neste segundo caso só a inconsciência os levará a seguirem o conselho do anúncio, pois já não terão casa para viver no regresso!
Ou será que na presente situação de crise são encobertamente aconselhados a ir e não voltar?

Foto 15102010(002)

sábado, outubro 16, 2010

Sinalização rodoviária especial

Na Rua Cardeal Mercier, em Lisboa, curiosa e especial esta forma de colocação da informação suplementar na sinalização!


Uma placa tapando parcialmente a outra (as descargas também são permitidas ou não?) e ambas, uma vez que estão à altura da cara dos peões (de média estatura) com os cantos dobrados para evitar menores danos.


Foto de 07102001(001) de JPVB

sexta-feira, outubro 15, 2010

Toponímia e cultura XLV

Em Cacilhas (Almada) este curioso exemplo de placa toponímica com suficiente informação, dedicada ao Almirante Carlos Cândido dos Reis, organizador da revolução de 05de Outubro de 1910, da qual não conheceu o desfecho.




Foto 13102010(002) de JPVB

_

quinta-feira, outubro 14, 2010

Uso e abuso da Bandeira Nacional (1)

Num andar da Rua dos Fanqueiros, em Lisboa, mais concretamente no prédio nº 122 num quarto andar dedicado a Hospedagem - Aluga-se Quartos-Rooms, são bem visíveis, especialmente da rua que lhe é perpendicular, oito bandeiras, sendo uma da União Europeia e as restantes de diferentes países.

Só que a que devia ser a Bandeira portuguesa é a que se encontra em pior estado e só é reconhecível, como a fotografia tenta mostrar, porque ainda contém a parte verde e um pouco da esfera armilar.

Depois da era Scolari nos campeonatos internacionais de futebol, em que se usou e abusou da bandeira nacional e vimos depois muitas desgastadas pelo tempo e pelo Sol, desfazendo-se. parece que já poucos se importam com símbolos nacionais ou exigem o seu respeito!


Foto 13102010(004) de JPVB

quarta-feira, outubro 13, 2010

Toponímia e cultura XLIV


Embora se reconheça que alguma coisa tem sido feita desde há algum tempo em Lisboa no âmbito da toponímia, ainda muito há a fazer.

Daí que achemos que vale a pena insistir com as entidades responsáveis, assinalando para melhor evidência maus e bons exemplos.

No caso em apreço, ambas as ruas estão situadas na freguesia de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa como já referimos, não havendo no caso do General Leman qualquer pista para justificar o seu destaque e referenciar ao seu tempo, ele, General estrangeiro, Gerard Mathieu Leman (n. Liège - Bélgica 8 Jan 1851 – f. 17 Out 1920), que tanto se distinguiu na I Grande Guerra Mundial, no Séc. XX, na defesa do seu país (contra os alemães).

_

sexta-feira, outubro 08, 2010

Erros de legendagem na TV (2)

Um outro exemplo, num canal de TV nacional, de incorrecção de legenda ou de como neste caso e segundo o autor da legenda se poderá ter ganho marcando menos golos do que o adversário:



Foto de 16052010

quarta-feira, outubro 06, 2010

Erros de legendagem na TV (1)

A legendagem na televisão apresenta com muita frequência inexactidões e erros, estes na sua maioria de ortografia.
A título de exemplo, num dos canais nacionais, a RTP Memória, já não se fala de Ozono:



Foto de 08042010

domingo, outubro 03, 2010

Acreditação de restaurantes

Que valor têm para os consumidores estes "diplomas de qualidade" como o que a fotografia mostra?
Neste caso atribuído em 2007/2008 a um restaurante da Praia da Vieira (Leiria), sendo o único exibido nestes finais de 2010.



Foto de 02OUT2010

domingo, setembro 19, 2010

Passadeiras para protecção de peões?


Fotografia tirada em Lisboa, na Rua da Escola Politécnica, junto ao Jardim do Príncipe Real.
A fotografia tem o ponto de vista do peão, pouco confiante na perspectiva dos condutores, especialmente os que circulam da direita para a esquerda (na direcção do Largo do Rato) mais agravada ao entardecer e á noite em que a visibilidade é mais reduzida.
Será que esta passadeira ainda é válida, ou está em vias de extinção?

Foto de 30Jun2010

segunda-feira, setembro 13, 2010

Aldrabices na Net (34)

Esta aldrabice é originada no Brasil, originada por seguranca@bb.com.br e tendo por assunto "Reacadastramento de senha 4 digitos Banco do Brasil",
mas enviada a muitos utentes da Internet doutros países de língua portuguesa:

Prezado(a) Cliente,

A Central de Atendimento BB é um canal de relacionamento que o Banco do Brasil coloca à disposição de seus clientes, oferecendo comodidade, rapidez e segurança na realização de transações bancárias. Para aumentar ainda mais a sua segurança será obrigatório a revalidação da senha de 4 dígitos apartir da data 20/10/2010 , todos os usuários que utilizam a Central de Atendimento pelo telefone deverão efetuar a revalidação da sua senha.

Para realizar a validação da sua senha de 4 dígitos, clique no link abaixo, e siga as instruções.

Sim, eu possuo senha de 4 digitos...

Caso você não possua senha de 4 dígitos, dirija-se a sua agência ou ao terminal de auto-atendimento mais próximo e cadastre a sua, você poderá efetuar transações pela internet da maneira mais segura que existe.

* Atenção, os clientes que não efetuarem a reativação dentro do prazo estimado, serão restritos de todos serviços até que efetuem o serviço de reativação de senha online.

quarta-feira, agosto 25, 2010

Segurança de elevadores

Especialmente nas maiores cidades portuguesas, nomeadamente em Lisboa, tenho-me dado ao cuidado de verificar em edifícios a que o público tem acesso (ex: consultórios médicos e de advogados, administrações de condomínios, etc...), que certificações os respectivos elevadores têm, como a que consta na fotografia para exemplo. E é impressionante, em especial naqueles elevadores em que a simples avaliação visual nos deixa dúvidas sobre o estado desses equipamentos, o número dos que não tem afixada qualquer certificação!
Será que os Condomínios têm a noção das suas responsabilidades e as Câmaras Municipais estão devidamente atentas?


_

sábado, agosto 14, 2010

Carteiristas e outros ladrões nas cidades

Vale a pena ver esta reportagem colhida pela TVI24 em Lisboa sobre a actuação dos "amigos do alheio" e a sua quase total impunidade no nosso sistema de justiça:

http://www.tvi24.iol.pt/galeria_nova.html?mul_id=13254066

_

domingo, julho 25, 2010

Telemóvel durante a condução

USO DE TELEMÓVEL DURANTE A CONDUÇÃO

Porque será que diariamente, especialmente na cidade (em Lisboa, com muita frequência) nos cruzamos com pessoas a falar ao telemóvel com este na mão. Falta de civismo por desconhecimento dos perigos envolvidos para o(a) próprio(a) ou para terceiros ou falhas de policiamento?

  • A utilização de telemóvel durante a condução, só é permitida se for utilizado auricular ou sistema alta voz que não implique manuseamento continuado. A infracção a esta disposição é sancionada com coima de 120 a 600 euros e passa a ser considerada contra-ordenação grave. Código da Estrada ( Art.ºs 84.º e 145.º )

sábado, julho 17, 2010

Portal da ANA: Informações a clarificar sobre movimentos de aviões.

O Portal da ANA http://www.ana.pt/portal/page/portal/ANA/AEROPORTO_PDELGADA é de grande utilidade para o acompanhamento à distância do movimento de aviões comerciais, de especial interesse para quem vai buscar amigos ou familiares ao aeroporto ou para quem quer estar ao corrente dos voos em que aqueles estão envolvidos.
Mas sobre chegadas de aviões revela uma deficiência relativamente à informação disponibilizada, na medida em que não acautela o utilizador sobre as horas utilizadas e a que fuzo horário dizem respeito.

Veja-se o exemplo abaixo relativo à previsão da chegada dum voo da SATA a Ponta Delgada.:
Para um utilizador menos familiarizado ou menos usual e atento, na informação do "tracking" dum determinado vôo parece que às 15H20 se perdeu o contacto com um avião que estava previsto chegar às 14H55. Ora o que se passa neste caso é que as 15H20 são do fuzo de Lisboa e as 14H55 são do fuzo dos Açores, em que se regista menos uma hora relativamente ao Continente. Não será possível assinalar devidamente esta situação para que não surjam quaisquer dúvidas?


Chegadas
Chegadas
Aeroporto Data Hora Voo
Companhia Origem Estado
Ponta Delgada 17/07 14:00
S4 125
TP 6555 SATA Internacional Lisboa
Previsto: 14:55
Última actualização: 17 Julho 2010 15:20

_

domingo, junho 13, 2010

ALTERAÇÃO DO NOSSO FUTURO?

Será que conseguimos dar este salto qualitativo, não só na educação dos jovens mas em todas as idades?

A VIA ÚTIL PARA O FUTURO

(Quadro apresentado pelo Prof. Doutor Êrnani Lopes no Programa "Plano Inclinado")

Para todos reflectirmos no que respeita aos valores, às atitudes e aos padrões de comportamento, particularmente na educação dos jovens:


ONDE ESTÁ

PÔR

FACILIDADE

EXIGÊNCIA

VULGARIDADE

EXCELÊNCIA

MOLEZA

DUREZA

GOLPADA

SERIEDADE

VIDEIRISMO

HONRA

IGNORÂNCIA

CONHECIMENTO

MANDRIICE

TRABALHO

ALDRABICE

HONESTIDADE



_

quarta-feira, junho 09, 2010

Desperdício de energia

Quando se apela à contenção energética, em 09 de Junho de 2010, pelo menos entre as dez e as quinze horas, a iluminação de várias ruas em Campo de Ourique, em Lisboa, permaneceu acesa sem que as condições de visibilidade tal justificasse. Desatenção da EDP?

Neste registo, junto ao Mercado, vê-se perfeitamente a intensidade da luz dos candeeiros do lado direito da fotografia.


Foto 09062010


_

terça-feira, maio 18, 2010

TGV : Passageiros?

As opiniões (estudos?) sobre a estimativa de pessoas transportadas no futuro TGV Lisboa/Madrid/Lisboa não são nada coincidentes! De que lado está a razão e a razoabilidade, especialmente e comparativamente com outras linhas do mesmo tipo em uso?
Vale a pena ver sobre este assunto este documentário da TVI24:


http://www.tvi24.iol.pt/galeria_nova.html?mul_id=13256361

_

terça-feira, abril 20, 2010

Inacreditável! (1)

Em Lisboa, nesta rua que entronca na Calçada da Estrela, nas proximidades da Assembleia da República, a placa toponímica ficou escondida no anúncio de venda do prédio*. Na planta da cidade consta que se designará Rua Miguel Lupi e logo ao lado situam-se pelo menos duas Embaixadas, uma das quais da Suécia.

Será que todas as autoridades que por ali passam diariamente são incompetentes para o efeito de corrigir a situação?

Nota* Dentro da elipse amarela conseguem ver-se os limites dos azulejos da placa toponímica.


Foto 20042010alt

_

sábado, abril 17, 2010

Para ler...e chorar?

Com a devida vénia, transcreve-se para os devidos efeitos nas consciências de cada leitor:

Isto anda tudo um bocado pornográfico

Publicado por jmf1957 em 18 Abril, 2010

Não jogo golfe. Não se me recordava de ter ouvido falar da Ryder Cup e ainda nem sei muito bem o que é – para além de dizerem ser o maior evento da modalidade à escala mundial. As notícias sobre a possibilidade de a Ryder Cup 2018 se realizar em Portugal não têm tido muito destaque. Suspeito até que a maioria dos portugueses nunca ouviu falar de tal coisa. E por isso compreendo o descaramento.
Esta semana soube-se que a comissão executiva da candidatura à dita Ryder Cup escolheu como potencial destino da prova a realizar em 2018 (bem sei que é só em 2018) a Comporta, no Litoral Alentejano. O Algarve, que também se candidatara, que tem dezenas de campos de golfe, alguns deles desenhados pelos melhores especialistas do mundo, que já tem sido distinguido como o melhor destino para a modalidade, foi preterido.
Está bem, mas o que é isso tem de especial? Alguns pormenores, ou “pormaiores”, importantes, a saber:
- Na Comporta ainda não existe nenhum campo de golfe, apenas o projecto de construir três ao abrigo de um dito PIN, esse celerado acrónimo para “Projecto de Interesse Nacional” que permite violar toda e qualquer legislação ambiental;
- Na Comporta também não existe nenhum hotel de cinco estrelas com mais de 150 quartos, nem sequer os seus caboucos;
- A Comporta é um grande projecto turístico-imobiliário do Grupo Espírito Santo e o presidente da comissão que escolheu a localização é o ex-ministro Manuel Pinho, também ex-administrador de grupo financeiro e “inventor” dos PIN;
Acho que não é preciso fazer qualquer comentário para perceber que tudo nesta história é mais pornográfico do que o conteúdo de qualquer das lojas especializadas do bairro vermelho de Amesterdão.
Mas se os protagonistas deste episódio são pessoas demasiado refinadas para irem além de uma exibição extemporânea de uns “corninhos”, já para os lados do Taguspark os plebeus são mais sinceros e, como confessou a certa altura Paulo Penedos ao actual secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrello, o seu amigo comum Rui Pedro Soares iria, por esses dias, a Milão para celebrar com Figo “uma coisa um bocado pornográfica”.
Hoje sabemos que essa “coisa um bocado pornográfica” foi um contrato entre o que todos julgamos ser um parque tecnológico e um jogador de futebol no valor de muitas centenas de milhares de euros. De tal forma pornográfica que já há três administradores dessa instituição de capitais públicos, o Taguspark, acusados pelo Ministério Público de corrupção passiva.

Há pormenores – ou “pormaiores” – fantásticos. Um deles é o agente de Luís Figo (sendo que este só por piedade não estará também acusado, tão frágil é a justificação para o ilibar no processo…) ter enviado a Rui Pedro Soares a entrevista que o futebolista deu ao Diário Económico na véspera de esta ter sido publicada. Outra é o aparte de Paulo Penedos que, numa escuta telefónica e segundo o relatório da PJ, comenta mesmo que Figo, “como apoiante espontâneo e fervoroso, quer assinar primeiro o contrato”. Isto para além de a viagem a Milão de Rui Pedro Soares para negociar com Luís Figo não ter sido paga pela Taguspark, mas pela Portugal Telecom.


E claro está que ninguém duvida da sinceridade de José Sócrates quando este afirmou, há bem pouco tempo, no programa de Miguel Sousa Tavares, que “o apoio que Luís Figo deu ao PS e a mim próprio foi um apoio livre e generoso e independente de qualquer contrato”: como é do conhecimento público, o nosso primeiro-ministro nunca sabe de nada, nunca ninguém o informa, tudo é sempre feito à sua revelia. Coitado…

Quando se soube que Luís Palha da Silva já não regressaria à Cimpor, agora como chairman, mas continuaria na Jerónimo Martins, as acções desta empresa subiram 6,6 por cento. Num só dia esta empresa cotada valorizou-se 300 milhões de euros. O que mostra que Palha da Silva é um gestor cujo mérito é reconhecido pelos mercados.

Por que não foi então para a Cimpor?

Porque o Governo preferia colocar lá Mário Lino, um dos mais desastrados ministros das Obras Públicas que o país conheceu nas últimas décadas. Depois de um triste espectáculo em que o Governo e o banco do Estado, a Caixa Geral de Depósitos, andaram a discutir na praça pública quem devia ser o chairman de uma empresa privada, ambos ficaram pelo caminho.
O normal seria que alguma coisa se tivesse aprendido após tão tristes figuras, mas não: para chairman da Cimpor já não vai um ex-ministro, vai um ex-secretário de Estado, Castro Guerra. Um político e também um académico. Mas alguém sem experiência como gestor – a não ser quando foi presidente da Taguspark, mas qualquer coisa me diz que não estamos bem a falar de trabalhos comparáveis.
Como escrevia no Jornal de Negócios Pedro Santos Guerreiro, “cheira a fim de festa no PS” e “os melhores abeiram-se das cadeiras disponíveis antes que seja tarde”. E a cadeira da Cimpor é uma bela cadeira.
Nós, os que assistimos sem querer acreditar a todo este descaramento, é que começamos a sentir-nos uns botas-de-elástico. Devemos ser gente antiquada incapaz de apreciar o empreendedorismo dos novos fura-vidas, pessoas fora de moda neste país que, face a tanta pornografia, apenas encolhe os ombros.

Para mais, o líder do principal partido da oposição entende que tais temas – os que têm a ver com esse detalhe sem importância que é o carácter dos homens públicos – não são temas que mereçam ser discutidos e que o mais importante é rever depressa a Constituição. A maioria dos comentadores aplaudiu e os jornalistas colocaram-no em “estado de graça”.

Pelo que eu é que me enganei no país, ou então entrei por engano no filme errado. Num daqueles que têm bolinha vermelha.

Público, 16 de Abril de 2010

domingo, abril 11, 2010

Aldrabices na Net (33)

Circulam na Internet mensagens que referem empresas de grande dimensão (Jumbo, Worten, etc...) que dizem conceder prémios de valor não desprezível, de 450 Euros, desde que se responda a um inquérito. Tudo mentira, de origem mais do que duvidosa, com o perigo para quem tentar responder de se meter em maus lençóis (em termos de segurança para o seu computador). A seguir transcreve-se um exemplo:

O seu prémio de 450 Euros


JUMBO vale de desconto 450 Jumbo voucher 450 euros

Responda à pergunta do questionário e ganhe um voucher de 450 euros para utilizar no JUMBO. O seu numero de participante é o 2229. Os vencedores dos prémios serão informados e receberão os seus prémios o mais rapidamente possivel.

O JUMBO oferece uma vasta gama de produtos a preços acessíveis para a maioria das pessoas.
Recebeu este email porque está se encontra registrado para receber ofertas particulares de promoções, descontos e vantagens por email. Para cancelar o recebimento de mensagens promocionais deve manifestar a sua vontade respondendo a este email com a palavra remover no assunto do seu email. O procedimento é automatizado e enquanto não o fizer da forma correcta não consegue retirar o email da lista.
.

quarta-feira, março 17, 2010

Simuladores úteis

Para não sermos surpreendidos será conveniente verificarmos nestes simuladores a nossa situação pessoal relativamente à carta de condução e ao(s) nosso(s) carro(s):

Acedendo ao simulador de revalidação da carta de condução, bastará que o utilizador seleccione qual a categoria averbada na sua carta de condução e insira a sua data de nascimento, obtendo assim, de imediato, o termo de validade do seu actual título de condução.


Simulador de Revalidação da Carta de Condução

http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Links-Extra/Simuladores/RenovacaoCarta/Paginas/Paginaparalistagemdesubmenu.aspx

Para saber qual a data em que é exigida a inspecção do veículo, o utilizador tem apenas de seleccionar qual a classe do seu veículo e introduzir a data da primeira matrícula.


Simulador de Inspecção de Veículos

http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Links-Extra/Simuladores/InspeccaoVeiculos/Paginas/Paginaparalistagemdesubmenu.aspx

domingo, março 14, 2010

Erros em publicidade (1)

A revista D-Mail (Ideias Úteis Presentes Originais) de distribuição gratuita por correio, na página 74 da sua mais recente edição apresenta este anúncio de recipientes para separação de lixo:


Pareceria uma iniciativa muito louvável se não fossem 3 erros inadmissíveis:
o saco destinado aos plásticos deve ser de cor amarela e não laranja;
o saco verde destina-se a vidro e não a papel;
o saco azul destina-se a papel e não a vidro.

sábado, março 13, 2010

Maus exemplos: Lisboa capital (1)

Em Lisboa, no século XXI, na área do Martim Moniz às 16H00 de um dia útil, um mau exemplo em vários sentidos, inclusive pela falta de tampas nos contentores.

E separação de lixos, o que é isso?

Foto 10032010

quarta-feira, março 10, 2010

Catástrofes naturais: Licões aprendidas?

Lamentavelmente não aprendemos com os erros e depois dos acidentes e das catástrofes acontecerem enchem-se páginas de jornais e noticiários de televisões de choros e ranger de dentes, identificando-se alguém que já tinha alertado para esses assuntos e dando a ideia de que daí para a frente nada será como dantes. Pura ilusão.
Será aliás esta falta de objectividade e de organização, não retirando lições dos erros, para os corrigir logo que possível, um dos problemas do nosso País.

Na cidade de Lisboa, Rua de S. Lázaro, um "modelo" de edifício em plena zona sísmica, cujo estado e tipo de construção não augura certamente muita resistência mesmo que a um pequeno abalo.

Foto 10032010



terça-feira, março 02, 2010

Bons exemplos: Suécia

Exemplos doutros países que vale a pena conhecer e seguir, neste caso da Suécia, relativos a parlamentares:

http://www.youtube.com/watch?v=ZxruR3Q-c7E

terça-feira, fevereiro 23, 2010

Ajuda à Madeira

Depois do Haiti também se regista uma campanha de solidariedade, esta em território português e para a Madeira:


A partir de hoje dia 23 de Fevereiro, os CTT lançam uma campanha nacional de recolha de bens essenciais para envio para a Madeira, no âmbito do seu Programa de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social, com aceitação em todas as 900 Estações de Correio do País.

Basta a qualquer pessoa dirigir-se a uma Estação de Correios, pedir a caixa solidária grátis, enchê-la com os bens e marcar como destinatário a palavra MADEIRA.

Não é preciso selo nem mais morada e o envio é grátis. Os CTT tratam de entregar os bens.

A Instituição destinatária será a Caritas da Madeira que, já informou que estavam a precisar principalmente dos seguintes produtos/bens:

* - Lençóis
* - Cobertores
* - Mantas
* - Almofadas
* - Roupa interior (H/ S e criança)
* - Roupa em geral
* - Produtos de higiene
* - Fraldas
* - Leite em pó
* - Comida para bebé
* - Enlatados

domingo, fevereiro 07, 2010

Aldrabices na Net (32). IRS - Penalização no reembolso

Tem circulado na NET o seguinte mail, que por nos ter suscitado dúvidas enviámos à DECO com pedido de esclarecimento:

Quando preencherem o impresso do IRS irão verificar da existência de um campo , no Anexo H, relativo à certificação energética.

Há que responder se o imóvel tem ou não classificação "A+" ou "A".

Obviamente que a maioria não tem certificação, logo o campo a preencher é o NÃO.

Dizem os funcionários das Finanças que este campo não terá penalização no valor a ser reembolsado.

Façam, no entanto, v/ simulação com o Sim e com o Não. Concluirão que o valor a ser reembolsado será diferente, num e noutro caso. Ou seja :é-se penalizado (mais ou menos entre 50€ a 100€) !!!

Daqui para a frente, e ENQUANTO NÃO SE TIVER a dita certificação, ser-se-à penalizado todos os anos. Para a requerer há que desembolsar +/- 200€, sendo válida por 15 anos.

Mas a "história" não termina aqui. Só e apenas não ocorrerá PENALIZAÇÃO se o resultado da certificação conceder a classificação "A" ou "A+"... Se o certificado indicar a classificação B ... já haverá penalização Fiscal!!!!!!

Contactada a DECO a mesma confirmou a legalidade da situação, embora concordasse que a informação da comunicação social fosse nula....

Porque será?

Abaixo está um site que vos elucidará sobre este assunto, uma vez que esta lei já existe desde 2006...

Os imóveis de luxo, construídos em 2007, eram os poucos ou únicos que tinham tal certificação.

Para o IRS/2009 já não vamos a tempo de pedir a certificação.

Mas mesmo que tivessemos certificação só não seriamos penalizados no IRS se a mesma fosse do escalão "A" ou "A+"...

Quem está a construir casa é de pedir a certificação ao construtor.

Nas casas novas, caso não tenham pré-instalação de painéis solares e/ou soluções ecológicas, ocorrerá agravamento do IMI, pois serão consideradas casas "Não Verdes" .

Para alterar o sistema há que instalar PAINEIS SOLARES , seja para gerar água quente ou electricidade.

Até Julho/Agosto a C.G.Depósitos financia a instalação e montagem de painéis solares, "oferecendo" a Direcção Geral de Energia 50% do valor da instalação.


Da DECO recebemos nesta data a seguinte resposta:
Acusamos a recepção do seu e-mail, o qual nos mereceu a melhor atenção.
Relativamente ao assunto exposto, cumpre-nos informar que, são dedutíveis à colecta 30% dos juros e amortizações dos empréstimos contraídos para a compra de habitação própria e permanente, se situada em território nacional, até ao limite de €586 aos limites estabelecidos para deduções das amortizações acrescem 10 % no caso de imóveis classificados na categoria A ou A+, de acordo com certificado energético atribuído nos termos do Decreto-Lei n.º 78/2006, de 4 de Abril.
A Classificação A ou A+ apenas deve ser preenchida se entretanto o imóvel em apreço tiver obtido o certificado de eficiência energética. Importa esclarecer que, desde Janeiro de 2009 sempre que exista uma operação de venda ou de arrendamento de um imóvel, é requisito essencial a obtenção do certificado de eficiência energética.
Por conseguinte, o contribuinte não fica penalizado pelo facto de não ter certificado de eficiência energética. Porém, aquele que obteve uma certificação A ou A+ obtém uma majoração no benefício.
Com os melhores cumprimentos

Serviço de informação
DECO/PROTESTE,


quinta-feira, janeiro 07, 2010

Taxas pelo uso do Multibanco

Caixas Multibanco

Ainda há pouco tempo circulavam mails sobre o assunto Caixas Multibanco do seguinte teor:

"Não fui eu que tive a experiência relatada, mas reencaminho para que estejamos todos bem informados…

Deve ser o primeiro 'ensaio' dos bancos para aplicarem a taxa há tanto tempo proposta (principalmente pelo BCP) e que não tem conseguido 'passar'...

Porém, em tempo de crise... Atenção a estes símbolos somos roubados de forma autorizada muito cuidado!!! Atenção às caixas Multibanco com estes símbolos

ROUBALHEIRA NetPay! Tenham CUIDADO Atenção – caixas Multibanco NetPay Uma forma dissimulada de sacar os nossos € - No mês passado efectuei um levantamento numa máquina ATM que me parecia perfeitamente normal. Então ao receber o extracto da minha conta verifiquei que me tinham sido cobrados 3,30€ de comissões associadas a um levantamento de 50,00€. Contactei o meu banco e fui informado que tinha utilizado uma máquina ATM de uma nova rede chamada NetPay. Ao que fui informado todos os levantamentos são efectuados a crédito sendo cobrada uma taxa fixa de 1,5€ mais os juros respectivos.

Ao que parece estas máquinas estão identificadas como pertencendo à rede NetPay pelo que antes de efectuarem levantamentos não se esqueçam de verificar a rede em que o vão fazer."


Esta situação efectivamente existiu. mas já está regularizada.

A razão dos levantamentos efectuados na Rede NetPay do BPN serem taxados deveu-se ao facto do processador deste sistema ser a VISANET e não a SIBS (Multibanco). Dado tratar-se de uma rede internacional os cartões nacionais ao procederem aos levantamentos na NetPay eram “vistos” como cartões nacionais a operar no estrangeiro e por isso sujeito a taxas de serviço.

Com a nacionalização do BPN uma das medidas tomadas pela CGD foi migrar as ATMs do BPN para a Rede Multibanco e acabar com esta situação.

Mas Atenção que há novidades

Saiu a legislação que proíbe o

pagamento de taxas pelo uso do

MultiBanco:

Decreto-Lei 3/2010, de 05 de Janeiro