quinta-feira, agosto 30, 2007

Bem escrever português? (1)




Na edição do semanário SOL do passado Sábado, dia 25 de Agosto de 2007, recolhemos três anúncios do Grupo CRH publicados na página 3 do caderno PUBLICIDADE. E atente-se nos Requisitos de Idade de dois deles - “Idade compreendida até aos 30 anos” -, já que o terceiro salva a honra do convento, corrijo do Grupo CRH. É que compreender, conforme o Grande Dicionário da Língua Portuguesa, coordenado por José Pedro Machado, deve conter em si várias coisas, partes ou porções.

Fotos 25082007 (SOL1, 2 e 3)

quarta-feira, agosto 29, 2007

Sinais de trânsito?

A menos de 20 metros do Largo do Camões, em Lisboa, foi esta a situação com que nos deparámos. Rua das Salgadeiras, no Bairro Alto. As pinturas e os autocolantes quase não deixam identificar os sinais de trânsito e a situação não é reposta em devido tempo pelas entidades responsáveis. Completa impunidade dos seus autores e total ausência de fiscalização e verificação. Quase inacreditável, numa capital europeia!


Fotos 29082007

terça-feira, agosto 28, 2007

Estacionamento pago e arrumadores

É demasiado frequente, lamentavelmente, esta situação:

Parque de estacionamento pago e que não é barato. E lá vem um pseudo-arrumador que não nos ajudou minimamente e cuja presença dispensávamos pedir umas moedas. Este caso, habitual em Lisboa, passou-se em Algés e aqui se regista na foto com a abordagem do pseudo-arrumador a um condutor, muito próximo do fiscal.

Até quando teremos que aturar estas situações, certamente geradoras de apreciáveis receitas, livres de impostos, só pelo receio de que os carros (de quem não dá) apareçam riscados?

Foto 28082007(001)

Entupidores do trânsito (1)










As fotografias mostram uma parte duma rua fechada ao trânsito, no cruzamento da Avenida Barbosa do Bocage com a Rua do Arco do Cego, nas proximidades do Campo Pequeno em Lisboa.

Uma racha no muro do Palácio Galveias ameaçando a queda do mesmo, motivou, e muito bem, a definição duma zona de protecção. Só que esta situação, que já deveria ter merecido uma rápida resolução pela perturbação que causa, arrasta-se há cerca de 3 meses. Porquê e até quando?

(Colaboração ZMadeira)

Fotos AGO2007

segunda-feira, agosto 27, 2007

Algarve ?

AYAMONTE e HUELVA estão certamente fora dos limites do Algarve que conhecemos! Ou farão parte do tal ALLGARVE?

sexta-feira, agosto 24, 2007

Praias 2007. (VIII)















É extremamente desagradável estender a toalha na praia sobre uma areia cheia de beatas e filtros de cigarros como verifiquei em várias praias do Algarve (p.e. Praia da Rocha) e que não aconteceu tanto em anos anteriores em que foi feita uma campanha com distribuição de recipientes aos fumadores.
Passe a publicidade à VODAFONE, as pequenas caixas para recolha dos restos dos cigarros já fumados, que numa zona concessionada (no caso, a sul da Lagoa de Albufeira), estão este ano junto aos chapéus-de-sol, são um bom exemplo a seguir e uma boa prática.





Fotos 23082007

sábado, agosto 18, 2007

Praias 2007. Algarve (VII)

Temos defendido há muito tempo que os nadadores-salvadores nas praias devem estar bem posicionados, de forma a terem boa visão da zona de banhos e serem simultaneamente visíveis para que se lhes possa ser comunicada qualquer situação anómala. Além destes aspectos devem obviamente ter condições para poderem estar devidamente protegidos do Sol. Em resumo: Verem e serem vistos, bem identificados, com conforto.

Este desiderato poderia ser facilmente conseguido e normalizado, com uma estrutura mais elevada, quer fixa quer desmontável, bem identificada. Os patrocínios não faltariam certamente como os há para as motas de água e os veículos de assistência.

Lamentavelmente não temos vindo a assistir a qualquer melhoria como as fotografias de duas diferentes concessões comprovam, no caso na Praia da Rocha.

Fotos 18082007 (005) e (006)

terça-feira, agosto 14, 2007

Bolas de Berlim

Não se percebe completamente a “guerra” lançada às “bolas de Berlimvendidas nas praias. Compreendemos que os cremes são susceptíveis e que as com creme sejam por essa razão desaconselhadas ou interditas em zonas de grandes amplitudes térmicas. Uma venda que tem dezenas de anos e faz parte do nosso imaginário em muitas praias, agora a um euro, deveria ser autorizada, apenas devidamente regulamentada em termos de higiene e transporte.

Apesar de se tratar dum frito de que não devemos abusar, pelo bem que nos sabe aqui fica uma homenagem aos muitos que as vendem com qualidade, no caso o Sr. Luís da Praia da Rocha.

Foto 14082007


sexta-feira, agosto 10, 2007

Geomonumento


Em boa hora foi perservado em zona urbana da cidade de Lisboa, um "testemunho dum mar pouco profundo, litoral", que vale a pena observar. Na rua Sampaio Bruno, a Campo d’Ourique, como se pode ver nas fotografias.

Só que o lixo acumulado e as ervas daninhas em volta, mereceriam da autarquia a devida atenção para a sua limpeza!

Fotos 10082007(001) e 06082007

Promoção com retroactividade

Modelo ou excepção à regra?

"MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL

Direcção-Geral de Pessoal e Recrutamento Militar

Despacho (extracto) n.

o 11 171/2007

Por meu despacho de 7 de Maio de 2007 e nos termos da alínea b ) do n.o 3 do artigo 15. o da Lei n.o 10/2004, de 22 de Março, determino a promoção, em reconhecimento de excelência, independentemente de concurso, do técnico superior de 1.a classe João Manuel Marmeleiro Nunes Gonçalves da Rosa na categoria de técnico superior principal, da carreira técnica superior, do quadro de pessoal da Direcção-Geral de Pessoal e Recrutamento Militar, com efeitos a 31 de Dezembro de 2005. (Isento de fiscalização prévia do Tribunal de Contas.)

7 de Maio de 2007.-O Director-Geral, Alberto Rodrigues Coelho."

(in DR, 2ª série, nº 110, de 08-06-2007, pág. 15 901)

quinta-feira, agosto 09, 2007

Sítios oficiais: MDN

O Sítio/Site do Ministério da Defesa Nacional em boa hora nos aparece, neste ano de 2007, renovado. Já em plena presidência da União Europeia.
Em http://www.mdn.gov.pt/mdn/pt/

Inacreditavelmente só está disponível em português, quando nesta época se justificaria absolutamente que também o estivesse numa das línguas oficiais da NATO /OTAN, o inglês ou o francês, preferentemente, dada a sua maior universalidade, a primeira.

Como novidade bem acolhida uma página mais completa de Legislação e Documentação, onde nos salta à vista a Lei nº 20/95, de 13 de Julho, que Regula a mobilização e requisição no interesse da defesa nacional. Curiosamente vale a pena reler o seu Artº 53º. : Entra em vigor simultaneamente com o decreto-lei que a regulamenta.
Onde é que este decreto-lei está? Não é essencial para a organização do Estado e da defesa nacional? Será que passados 12 anos ainda não houve tempo para o fazer ou as razões são outras e de competição política PSD-PS não assumida?

Toponímia e Cultura XI

Ora aqui temos um caso em Lisboa, como felizmente bastantes outros que devem constituir modelo, em que ficamos esclarecidos e sem qualquer dúvida!

Foto 03082007

Toponímia e Cultura X

Ainda à atenção da Câmara Municipal de Lisboa e ao seu departamento de toponímia.

Será correcta esta designação espanhola de Alcalde (reflexo da entrevista iberista de José Saramago?), cujo significado em língua portuguesa é juiz de concelho, vereador ou quereria dizer Alcaide, Governador de província ou comarca?

Foto 24042007(004)/06082007

terça-feira, agosto 07, 2007

Toponímia e Cultura IX

Será a designação desta rua um teste da Câmara Municipal de Lisboa à nossa cultura? De que Castilho se trata? Qual dos abaixo indicados, ou porventura um outro?

António Feliciano de Castilho? Escritor, n. 28JAN1800 f.18JUN1875

João de Castilho? Arquiteto, n.1475? f. 1553?

Augusto de Castilho? Oficial de Marinha, Ministro da Marinha e Ultramar em 1908, n. 10OUT1841 f. 30FEV1912


Foto 06082007(003)

segunda-feira, agosto 06, 2007

Obstáculos para cegos (1)

Na Rua Sampaio Bruno em Campo d’Ourique, Lisboa, deparámo-nos em 06AGO2007 com a situação que a fotografia documenta. Numa paragem de autocarro, sem qualquer espaço para aproximação desse veículo ao passeio, uma cega aguarda aquele transporte público entre dois automóveis, para que possa ser vista.

Sem comentários!

Foto 06082007

domingo, agosto 05, 2007

(In)segurança rodoviária (1)

Se podemos compreender que dificuldades financeiras podem impedir a manutenção do automóvel pessoal em estado impecável, já não podemos aceitar que essa manutenção não seja cumprida no domínio da segurança, muito em especial se possam ser postos em causa terceiros. E ainda menos podemos compreender a desatenção das autoridades competentes para o incumprimento das obrigações legais, quer das inspecções regulares, quer dos seguros obrigatórios.

A situação que constatámos e documentada na fotografia em 05AGO2007, num dos parques públicos de estacionamento da Ericeira, mostra uma viatura particular sem tampão do combustível (tapado o orifício com papel de jornal!), sem seguro válido (terminou em 2006) e com indicação de próxima inspecção a realizar em 2006 (o que significa ter efectuado a última em 2005). Num parque com movimento constante, como se justifica o alheamento das autoridades fiscalizadoras competentes, no caso em apreço pelo menos a GNR?

Foto 05082007