quarta-feira, março 27, 2013

Segurança / Fraudes na Internet

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) revelou as seguintes 10 normas duma campanha que conjuntamente com os Bancos está a ser divulgada para que os utilizadores dos Sites dos Bancos se protejam de possíveis fraudes e ataques de burlões que actuam na Internet. Essas acções têm como objectivo a obtenção os nossos dados ou informações pessoais, mas também podem introduzir virus e outros programas maliciosos que possibilitam a terceiros a obtenção de códigos de acesso ou passwords sem o nosso conhecimento:



1. Nunca aceda a sites, através de links, com informação pessoal ou confidencial/sensível, ou que lhe permitem realizar operações bancárias.Digite sempre o endereço completo do site a que pretende aceder na respetiva barra;
2. Não utilize códigos de acesso/passwords óbvios (12345, 111111, data de nascimento, etc.) para o acesso a sites bancários.Periodicamente, deverá alterar os seus códigos;
3. Os Códigos de Acesso/Passwords são Pessoais e Intransmissíveis, pelo que não deverão ser transmitidos/disponibilizados a terceiros, nem mesmo, a outro(s) titular(es) da(s) conta(s);
4. Instale um antivírus e mantenha-o permanentementeactualizado. Não actualizar o antivírus é quase o mesmo que o não ter.Utilize uma firewall para que possa filtrar o tráfego da Internetque entra e sai do seu computador;
5. Esteja atento às actualizações de segurança que os fornecedores credíveis de software disponibilizam e aplique-as de acordo com as instruções que são fornecidas;
6. Os Bancos NUNCA solicitam informações pessoais e/ouconfidenciais por contacto telefónico, mensagens de correio electrónico ou por SMS;
7. Sempre que aceder a sites bancários, verifique se o endereço se inicia por https:// e que, no final do endereço ou barra inferior da janela, se encontra um cadeado;
8. Esteja alerta para mensagens de correio electrónico com promessas de dinheiro fácil ou negócios que parecem demasiado aliciantes, estas ofertas podem ter o objectivo de utilizar a sua conta para fins ilícitos.
9. Caso duvide do conteúdo de uma mensagem de correio electrónico com uma oferta expressa, sugerimos que, utilize um motor de busca, pesquisando os dados da entidade (nome, morada, etc). Muitas vezes estas já estão identificadas em sites ou blogues como entidades fraudulentas;
10. Contacte o seu banco caso verifique que os dados solicitados na página de acesso ao serviço homebanking foram alterados, sem comunicação prévia.



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