sábado, abril 12, 2008

Toponímia e cultura XXIII

A propósito das Ruas Mouzinho da Silveira e Barata Salgueiro, em Lisboa, assinaladas deficitariamente como a fotografia mostra, recolhem-se muitas informações e com facilidade sobre Mouzinho da Silveira, mas procura-se Barata Salgueiro (homem ou mulher?) na Internet e a maioria das informações disponíveis apontam para Teresa Barata Salgueiro ou para assuntos relacionados com a própria rua.

Aprofundando mais e recorrendo complementarmente às enciclopédias, conseguimos:

Álvaro Barata Salgueiro, advogado português, n. Oleiros, 1814, f. Lisboa, 06 de Maio de 1895. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, exerceu advocacia em Lisboa onde adquiriu elevada fortuna. Quando Rosa Araújo se propôs construir a Avenida da Liberdade em Lisboa, cedeu para o efeito terrenos gratuitamente e outros a preço reduzido. Como recompensa o seu nome foi dado à rua onde morava.

José Xavier Mouzinho da Silveira (n. Castelo de Vide, 12 de Junho de 1780 – f. Lisboa, 04 de Abril de 1849) foi um estadista, jurisconsulto e político português e uma das personalidades maiores da revolução liberal, operando, com a sua obra de legislador, algumas das mais profundas modificações institucionais nas áreas da fiscalidade e da justiça. Preso durante a Abrilada (1824), tornou-se intransigente defensor da Carta Constitucional pelo que teve de se exilar em 1828. Regressou ao Parlamento em 1834 para defender a sua obra legislativa, mas exilou-se de novo para França em 1836. Retirou-se da vida política durante os seus últimos dez anos de vida.

Ver mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Mouzinho_da_Silveira

Não faria sentido acrescentar nas respectivas placas toponímicas Barata Salgueiro Advogado – Benemérito 1814- 1895 e Mouzinho da Silveira 1780- 1849 Estadista – Político liberal ?

Foto 07042008(002)

Sem comentários: