domingo, abril 29, 2007

Poluição visual (2)







Continuam patentes em vários pontos da cidade de Lisboa, colados nas caixas de electricidade, anúncios de serviços diversos, como os exemplos que as fotografias documentam (Transportes, toldos, limpeza de chaminés...).



Publicidade isenta de taxas e impostos, que têm patentes os números de telefone dos responsáveis.

Quem são e onde estão as autoridades (in)competentes que devem intervir nestas situações?

Quem paga os custos da reposição das caixas na situação original?

Foto 24042007(008) e foto 12122006

sábado, abril 28, 2007

Campeonato da Língua Portuguesa 2007

Realizou-se esta tarde, com transmissão na SIC, a final do Campeonato da Língua Portuguesa de 2007. Este ano, pela 3ª vez.

Feliz iniciativa esta, que não é original do nosso País, de envolver a população interessada no aprofundamento do conhecimento da sua própria língua, pondo-a à prova; ainda com a possibilidade de, através do sítio www.linguaportuguesa.aeiou.pt , permitir o acesso às correcções dalgumas provas.

Mas nem tudo nos pareceu bem nesta final, algo confusa. O apuramento dos melhores entre os finalistas foi feito por processo desigual e fortemente condicionado pelo factor sorte, quer pelo grau de dificuldade das perguntas, quer pela diferente extensão das alternativas de resposta, lidas pela apresentadora Bárbara Guimarães, algumas inadmissivelmente mal e erradamente pronunciadas. Pareceu mais justo o processo seguinte de apuramento dos restantes finalistas, confrontando-os, ao mesmo tempo, com a mesma pergunta (se bem que suscitando dúvidas a fiabilidade do equipamento utilizado para registar a velocidade das respostas).

Um reparo ainda, pela sua vertente deseducativa, perante uma assembleia de todas as idades e muitas crianças, com transmissão em directo pela TV:

- a apresentadora, depois de ler os papéis que tinha na mão (folhas brancas A4?), deitava-os para o chão do palco, como se pode ver na fotografia (tirada directamente do televisor doméstico e daí a sua má qualidade).

Não poderia a Produção ter arranjado uma solução para evitar este mau exemplo?

Foto 28042007

quarta-feira, abril 25, 2007

Normas de toponímia de Lisboa. Violações (3)

Em pleno bairro de Campo de Ourique, em Lisboa, também há placas em azulejo como a fotografia documenta. Correia Teles não mereceria ser melhor e mais justamente identificado pela população? Em que época viveu e em que se distinguiu?

Será José Homem Correia Teles (n.1780 - f.1849) ?


José Homem Correia Teles nasceu a 10 de Maio de 1780, em Santiago de Besteiros, na Serra do Caramulo. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra em 1800 e advogou em Tondela. Desempenhou as funções de Juiz de Fora, na Figueira da Foz. Desembargador da Relação do Porto e sócio honorário da Associação dos Advogados de Lisboa. Em 13 de Fevereiro de 1827, foi provido no lugar de Superintendente das obras da Barra de Aveiro. Foi Deputado em quatro Legislaturas. Em 1820 foi eleito por Estarreja à Assembleia de Viseu. Notabilizou-se pelas obras jurídicas: "O Manual de Tabelião", "Manual de Processo Civil", "O Código Civil" e "O Direito Português". Faleceu em Estarreja a 3 de Julho de 1849 e está sepultado no Cemitério Paroquial de Beduído.

Foto 24042007(007)

segunda-feira, abril 23, 2007

Aldrabices na NET (2)

Circulam frequentemente na INTERNET determinadas mensagens, que sob a capa de denúncia de anomalias ou de avisada prevenção do consumidor, levam as pessoas a reencaminhar esses mails sem prévio juízo crítico, aumentando o número dos destinatários de modo progressivo. Se uma das vantagens da NET é a rapidez da divulgação da informação, essa velocidade parece ser, em muitos casos, impeditiva de que funcione a razão, com a agravante de atingir grande número de destinatários assim desinformados.

Tendo circulado recentemente por e-mail algumas considerações sobre ACTIMEL que abaixo se repetem, transcreve-se seguidamente a informação que sobre esse assunto foi colhida na DECO:

Exmo Senhor;

Em resposta ao seu mail informo que esta informação é mais uma dessas "notícias" que circulam pela internet e que não apresentam qualquer fundamento. Desde já informamos que o L. casei é uma bacteria denominada Lactobacillus casei e não uma substância conforme referido no mail. É uma bacteria láctica que se encontra de forma habitual no leite e que de forma alguma é gerada pelo nosso organismo. Os Lactobacillus são largamente conhecidos já há muitos anos e empregues na transformação do leite e obtenção de derivados fermentados do tipo queijo, iogurtes, kefir, etc. Assim não se trata de algo "estranho" já que andamos a consumir este tipo de bacterias há anos sem nenhum risco para a nossa saúde.

Efectivamente trata -se de uma informação falsa e sem qualquer fundamento, que teve origem na Argentina, e está a percorrer, através de correio electrónico, as comunidades de línguas espanhola e portuguesa."

Com os nossos melhores cumprimentos,

O Departamento de Formação

Fernanda Santos (DECO)

Texto circulado na INTERNET:

Algumas coisas interessantes sobre o ACTIMEL:
O ACTIMEL fornece ao organismo uma bactéria chamada L.CASEI. Esta substancia é gerada normalmente por 98% dos organismos, mas quando é administrada externamente por um tempo prolongado, o organismo deixa de produzi-la e paulatinamente "esquece" que deve faze-lo e como faze-lo, sobretudo em pessoas menores a 14 anos.
Na realidade, surgiu como um medicamento para essas poucas pessoas que não o produziam naturalmente, mas esse universo era tão pequeno que o medicamento não se tornou rentável; para render algum dinheiro foi vendida a sua patente a empresas alimentícias.
Descobri hoje que a "Secretaria de Salud", autoridade espanhola, obrigou a ACTIMEL (La Serenisima) a indicar na sua publicidade que o produto não deve consumir-se por um tempo prolongado; e cumpriram, mas de uma forma tão subtil que nenhum consumidor o percebe (p.ex. "desafio actimel: consuma-o durante 14 dias" o "faça de Agosto o seu acti-mês").
Se uma mãe decide completar a dieta com ACTIMEL, não percebe nenhum aviso sobre o seu inconveniente e não vê que pode estar a provocar um dano importante ao futuro dos seus filhos ou ao seu, por causa das manipulações publicitarias da multinacional DANONE para incrementar os seus benefícios sem lhes importar a saúde dos consumidores.
Provavelmente alguns vão achar que isto não passa de exagero, ou contra informação, pela saúde dos filhos e a sua, pesquise, informe-se, e depoisdecida se deve correr o risco!

domingo, abril 22, 2007

Normas de toponímia de Lisboa. Violações (2)


Esta placa toponímica, a necessitar de urgente restauro, em plena Baixa de Lisboa, nas proximidades do Largo do Carmo, não satisfaz nenhum dos cinco critérios de toponímia da Câmara Municipal.

De quem se trata? Do Almirante Pessanha 1º, 2º ou 3º Almirante de Portugal, título concedido pelo Rei de Portugal D. Dinis? Provavelmente de Manuel Pessanha o 1º Almirante de Portugal e uma referência à época não seria certamente desajustada -Séc. XIII / XIV-!

Manuel Pessanha (nome italiano Pezagno, depois aportuguesado) foi um genovês que entrou ao serviço de Portugal, no tempo do rei D. Dinis, tendo-o este encarregado de reorganizar a ainda modesta armada portuguesa, conferindo-lhe em troca o título de Almirante de Portugal. Dos seus primeiro e segundo casamentos, nasceram respectivamente Bartolomeu Pessanha e Lançarote Pessanha, que lhe sucederam à frente do almirantado Almirante de Portugal como 2º e 3º Almirantes.

O Almirante Manuel Pessanha participou nas batalhas navais entre Castela e Portugal no tempo de Afonso IV de Portugal e Afonso IX de Castela, tendo sido feito prisioneiro dos castelhanos em 1337, após a derrota na Batalha do Cabo de São Vicente (foi libertado em 1339). Mais tarde, em 1341, participou num ataque a Ceuta, considerada um refúgio de piratas marroquinos que depredavam regularmente as costas do reino do Algarve.

Foto 09032007(005)

quinta-feira, abril 19, 2007

Normas de toponímia de Lisboa. Violações (1)

As normas que a Câmara Municipal de Lisboa tem em vigor para a toponímia de Lisboa são as abaixo descritas, como se pode confirmar em:

http://www.cm-lisboa.pt/?id_categoria=96&id_item=5802

Divisão de Alvarás, Escrivania e Toponímia
Campo Grande, 25 - 1º B 1749-099 Lisboa

E então, onde se enquadram os casos de que iremos dando conta, como por exemplo o desta foto? E já agora não seria conveniente divulgar quem foi Brás Pacheco?


Tipos de placas usadas na Toponímia de Lisboa

I
Pintada directamente nas fachadas dos prédios, a preto com letras brancas, ou em azulejo clássico, para os arruamentos de bairros típicos da capital, como Alfama e Castelo.

II
Placa de pedra com letras pretas fixadas nas fachadas dos prédios, para os diversos arruamentos.

III
Placa de pedra com letras pretas ou douradas, de tipo romano, fixadas com pregos metálicos bronzeados, para os arruamentos da Baixa Pombalina, como na Rua Augusta ou Rua de S.Julião.

IV
Placa de pedra com letras pretas, assente sobre pilar, para os arruamentos onde não existem prédios de gaveto nos pontos de acesso, como no Bairro do Restelo.

V
Placa em azulejos com bordadura a rectângulos esquartelados a preto e branco e encimados pelo brasão da cidade, como sucede na Rua Eduardo Bairrada.


Foto 18042007



quarta-feira, abril 11, 2007

Castelo de Belmonte


No restauro do Castelo de Belmonte podemos ver logo à entrada o que a imagem documenta.

Com toda a franqueza choca-nos. Não haveria uma melhor solução?





Fotos 31032007 (001) e DSCN1833(2)

terça-feira, abril 10, 2007

Poluição visual (1)


Em Lisboa, na Baixa Pombalina.


Sem comentários, à atenção das autoridades (in)competentes.

Foto 09032007(006)