sábado, abril 28, 2007

Campeonato da Língua Portuguesa 2007

Realizou-se esta tarde, com transmissão na SIC, a final do Campeonato da Língua Portuguesa de 2007. Este ano, pela 3ª vez.

Feliz iniciativa esta, que não é original do nosso País, de envolver a população interessada no aprofundamento do conhecimento da sua própria língua, pondo-a à prova; ainda com a possibilidade de, através do sítio www.linguaportuguesa.aeiou.pt , permitir o acesso às correcções dalgumas provas.

Mas nem tudo nos pareceu bem nesta final, algo confusa. O apuramento dos melhores entre os finalistas foi feito por processo desigual e fortemente condicionado pelo factor sorte, quer pelo grau de dificuldade das perguntas, quer pela diferente extensão das alternativas de resposta, lidas pela apresentadora Bárbara Guimarães, algumas inadmissivelmente mal e erradamente pronunciadas. Pareceu mais justo o processo seguinte de apuramento dos restantes finalistas, confrontando-os, ao mesmo tempo, com a mesma pergunta (se bem que suscitando dúvidas a fiabilidade do equipamento utilizado para registar a velocidade das respostas).

Um reparo ainda, pela sua vertente deseducativa, perante uma assembleia de todas as idades e muitas crianças, com transmissão em directo pela TV:

- a apresentadora, depois de ler os papéis que tinha na mão (folhas brancas A4?), deitava-os para o chão do palco, como se pode ver na fotografia (tirada directamente do televisor doméstico e daí a sua má qualidade).

Não poderia a Produção ter arranjado uma solução para evitar este mau exemplo?

Foto 28042007

Sem comentários: