segunda-feira, julho 31, 2017

Chamadas curtas recebidas de números internacionais. Esclarecimento

Face aos questionamentos recebidos recentemente informa-se que se tem vindo a registar, nos últimos 10  dias, um tipo de fraude denominada Wangiri, termo japonês que significa “one ring and cut”, isto é, geração de chamadas curtas (“toques”) com o objectivo de deixar uma notificação de chamada perdida no destino (tipicamente um número móvel), incentivando-o a fazer chamada(s) de retorno.
Recomendamos o seguinte esclarecimento ao exterior, caso vos questionem, o qual já foi comunicada à DSC (Centro Tático) para efeitos de Atendimento de Reclamações de clientes:
«Temos conhecimento que existem números internacionais que por vezes realizam tentativas massivas de chamadas (toques) para diversos números móveis de forma aleatória, cujo objectivo é o utilizador devolver a chamada.
Sugerimos ao cliente que não retorne chamadas para números internacionais desconhecidos, de forma a evitar custos adicionais.»
No que se refere, ao divulgado nas redes sociais e em alguns órgãos de comunicação social, de que o atendimento e/ou as chamadas de retorno de/para estes números está associado à infeção dos equipamentos, com malware com clonagem de dados ou cartões, recomendamos o seguinte esclarecimento:
«Tal informação não é correta, uma vez que um telemóvel não fica infetado apenas pelo facto de receber ou efetuar uma simples chamada de voz, ou seja, tecnicamente, atender ou retornar uma chamada desse tipo não permite copiar dados armazenados no telemóvel ou no cartão.»

sexta-feira, maio 12, 2017

Informação (in)útil (2): CARRIS

 Real Time Information Panels 

CARRIS has started on April 2001 the process of implementation of electronic panels on bus stops, with information about estimated time (minutes) of bus arrival, allowing the customer to manage his own waiting time on bus stops. This is a continuous process of the company that, presently, has 350 installed panels.

Os quadros informativos, espalhados por grande parte da cidade de Lisboa em muitas paragens dos transportes públicos da CARRIS e anunciados no respectivo Sítio /Site, têm indicações de grande utilidade para os utentes, como as carreiras que aí passam e os tempos previstos de espera. 
Do que temos constactado é que esses quadros, continuam a existir na Capital mas não estando (muitos?, todos?) activos, não têm qualquer indicação ou informação que o confirme ou esclareça os possíveis passageiros.
É essa a situação que confirmámos em vários locais e mais recentemente no Terreiro do Paço  / Praça do Comércio como a fotografia mostra:
Enquanto a situação perdura, não poderiam ser tapados?

Foto de JPVB, em 11MAI2017 

terça-feira, maio 09, 2017

Situações anómalas: Em Lisboa (1)

Numa área de grande movimento de visitantes e especialmente de turistas (o Monumento aos Descobrimentos, em Belém - Lisboa) será aceitável dispor de espaço tão exíguo para a colocação de lixo?
E não fiquemos por aqui. Não haverá nada a fazer no tocante à sinalização de transito?


Foto de JPVB em 06MAI2017

domingo, abril 02, 2017

Aldrabices na NET (83)

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou recentemente que estão a ser enviadas para alguns contribuintes através de correio electrónico falsas mensagens a solicitar a regularização de dívidas fiscais.
“Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objectivo é convencer o destinatário a descarregar um ficheiro com conteúdo malicioso”, refere, na sua página na Internet, a Autoridade Tributária e Aduaneira.
A falsa mensagem que está a ser enviada a alguns contribuintes refere que está a ser feita uma actualização da lista de devedores e que o contribuinte tem de pagar um determinado valor para ser excluído da lista, pedindo depois para fazer download da respectiva factura para pagamento.
A AT recomenda aos contribuintes que apaguem a referida mensagem e que leiam o folheto informativo sobre Segurança Informática disponível no Portal das Finanças.

quinta-feira, fevereiro 09, 2017

Obras mal executadas em Lisboa? (1)

Terminadas recentemente as obras de melhoramento na Avenida Ribeira das Naus (Lisboa) junto às instalações da Marinha (e em boa hora mudado o piso metálico do pavimento cujo ruído na passagem das viaturas tornava o dia insuportável para quem ali trabalhava), já se notam sinais muito evidentes de ferrugem no gradeamento ali colocado, como a fotografia mostra:


Descuido ou ignorância na escolha dos materiais?

Foto de Fevereiro de 2017 de JPVB