No passado dia 04 de Maio de 2016, cerca das 16H30, acompanhei um funeral ao Cemitério dos Olivais, em viatura própria e com muitas outras viaturas de familiares e amigos do defunto. Poucos conseguimos lugar no estacionamento e não se estava a efectuar nenhum outro funeral naquele período. Parece-nos uma situação inaceitável e gravemente perturbadora para famílias e amigos de quem ali é sepultado ou incinerado.
Presumi que parte dos carros e carrinhas que ali se encontravam ali estão por tempo indefinido e possivelmente nalguns casos para utilização do Metro pela estação ali próxima. Sempre defendi que junto ás estações de Metro da periferia houvesse estacionamento gratuito por forma a diminuir deslocações e transito no centro da cidade (aspecto a que não tem sido daa relevância e veja-se como exemplo o caso das Estações da Linha Vermelha da Bela Vista e Encarnação (onde facilmente o aumento de estacionamento pode ser conseguido em espinha) , mas no caso agora em apreço os utentes do cemitério não podem sair prejudicados.
Há certamente soluções que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) certamente encontrará com brevidade, e no dia imediato foi feita uma comunicação ao Gabinete do Munícipe da CML.
A foto, de telemóvel,foi tirada do interior para o exterior do Cemitério em apreço.
Foto de JPVB