quinta-feira, fevereiro 24, 2011

Números de polícia

Na Travessa do Noronha, em Lisboa, qual o número da porta verde-escuro?.
O nº 8 certamente, mas não deveria lá estar?



Curiosamente o nº 2 (fora do campo da foto) que lá está colocado, corresponde a uma janela que já foi em tempos porta!


Foto 10022011

terça-feira, fevereiro 22, 2011

Aldrabices na Net (38)

Mail originado no Brasil e fazendo-se passar por um Banco conhecido, neste caso o Banco Santander, recomenda activar o que designam por "módulo de proteção", procedimento que se fôr seguido pode trazer-nos consequências para o computador:

http://www.santander.com.br/portal/gsb/gcm/img/cartoes/logo_grupo_santander_63902.gifhttp://www.santander.com.br/portal/gsb/gcm/package/campanhas/Campanha_30062010_53883.zip/_files/img/logo_real.gif

Grupo Santander

Prezado Cliente,

Proteger sua conta e informações pessoais sempre foi prioridade para o Grupo Santander.

Devido a união do Banco Real com o Banco Santander, aconteceram imprevistos em nossos bancos de dados,
prejudicando o funcionamento correto de alguns módulos de segurança.

Estamos disponibilizando-lhe através deste email uma atualização de Dados Bancários para
que sejam evitados problemas de segurança.

Clique no link que se sucede abaixo para realizar corretamente a atualização.
Observação: É necessário estar com o Cartão.


Atenção: A atualização de dados Bancários é inevitável. A não realização da mesma resultará
em sua conta bloqueada. Sendo liberada somente em sua Agência com os seguintes documentos:
RG, CPF, Comprovante de Residência (Cópia e Original).

segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Um bom exemplo?


Na zona da Baixa, em Lisboa, na Rua Henriques Nogueira (que liga a Rua do Arsenal à Rua do Comércio), uma via pública em que o estacionamento só é viável se as viaturas ficarem sobre o passeio, pois doutro modo impede a passagem doutros veículos de quatro rodas, a placa assinala a permissão de estacionamento. E a quem? Ao Ministério da Justiça!
Anula-se assim qualquer possibilidade do uso do passeio pelos peões, critério que não é minimamente aceitável noutras zonas da cidade.


Foto 16022011

sábado, fevereiro 19, 2011

Jardins infantis: segurança (1)

Nos últimos anos tem-se notado uma grande transformação nos jardins infantis, com cuidados especiais nos materiais dos equipamentos disponibilizados e nos pisos utilizados. Mas nem sempre a sua manutenção é assegurada. A situação que se relata refere-se ao interior do equipamento visível na foto anterior em cujo interior houve em tempos uma roda. Tendo-se certamente solto esta, ficou o eixo, em ferro e saliente, que poderá ser causador de algum acidente dada a altura a que se encontra como se pode ver na foto seguinte.


Reportada a situação a uma das empregadas, não ficámos com a sensação de que estas anomalias teriam um encaminhamento devidamente estabelecido como já constatámos existir noutros países europeus (registos em livros próprios que são apresentados regularmente às respectivas hierarquias).
Esta situação reporta-se ao Jardim infantil do Parque Eduardo VII, em Lisboa.


Fotos 02012011

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Sinalização decorativa (14)

Diariamente é isto que se passa em Lisboa nas proximidades duma Loja do Cidadão, a das Laranjeiras: Veículos estacionados junto a um sinal de trânsito que, se calhar, é meramente decorativo!


Mas, já agora, qual será a fundamentação para esta proibição de paragem e estacionamento neste local? Se calhar não será tão importante que mereça uma atenção mais frequente das autoridades policiais!


segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Protecção do ambiente e apoio social

Um programa em que podemos participar, simultaneamente de sustentação ambiental e de obtenção de fundos para apoio social, através da entrega de consumíveis informáticos (tinteiros e toners) e telemóveis (avariados ou em desuso):

"É um contributo da AMI na promoção da sustentabilidade ambiental, funcionando adicionalmente como um original meio de angariação de fundos para as suas Equipas de Rua, que fazem acompanhamento social e psicológico aos sem-abrigo, visando a melhoria da sua qualidade de vida.

Faça já a sua entrega num dos pontos de recolha aderentes. Conheça a rede completa aqui. Inscreva o seu escritório, preenchendo a ficha de adesão anexa. Peça-nos cartazes e folhetos para divulgar este projecto. Para esclarecer qualquer dúvida, contacte-nos através do endereço de e-mail reciclagem@ami.org.pt.

Clique aqui para ler mais sobre este projecto ou aqui para ver uma reportagem sobre todos os projectos de ambiente da AMI."


sábado, fevereiro 12, 2011

Falta de manutenção ou desleixo?

Em Alcântara, em 10de Fevereiro de 2011, na passagem subterrânea que permite a ligação entre Alcântara, a Estação de Alcântara-Terra e as docas a zona da escada-rolante era a que a fotografia documenta.


A escada que já não rola coisa nenhuma, destinar-se-ia, se funcionasse, a facilitar a subida das pessoas ao nível superior, o da rua! Por quanto tempo se continuará a verificar esta situação, se é que alguém, com responsabilidade da sua manutenção em funcionamento, já deu por isto?

Claro que quanto aos escritos pelas paredes nem vale a pena falar!

quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Anti-virus McAfee: Preço na FNAC

As marcas que produzem os anti-virus para computadores fazem actualizações de vários tipos, com maior ou menor protecção, para um ou três computadores, etc... mas basicamente de dois tipos diferentes: para novos aderentes e para "up-grade"/actualização de anteriores clientes. E estas versões de "up-grade" só têm interesse se tiverem um custo mais baixo.

Em 10 de Janeiro de 2011 na FNAC, da Baixa de Lisboa, procurei para actualização e renovação do meu contrato de protecção do meu computador, o que a FNAC tinha para oferecer. Verifiquei que os preços da versão para novos clientes e a versão de "up-grade" era exactamente o mesmo e questionei dois empregados sobre o assunto. Não me esclareceram e perguntados sobre qual a vantagem que eu tinha em levar a versão "up-grade", acharam que sendo o preço igual 59,90€ era preferível adquirir a outra versão necessária para novos clientes.
Não ficando satisfeito com a resposta consultei a Stapples e a Vobis onde encontrei as duas versões e com preços bem diferenciados, custando a versão "up-grade" menos dez Euro, portanto 49,90€.
Aqui fica o aviso e o registo.