domingo, agosto 27, 2006

Praias 2006: Algarve IV







A vigilância dos banhistas na época balnear nas praias vigiadas está sob a responsabilidade de nadadores-salvadores.
E exige-se destes competência profissional e sentido da responsabilidade, tal como também dos utentes da praia se espera acatamento das instruções por aqueles dimanadas.
Embora as condições de mar na Costa Sul no Algarve não sejam comparáveis às da Costa Oeste do Continente de Portugal, aquelas muito mais suaves, o nível de exigência e de cumprimento da legislação por aqueles profissionais não deve sofrer atenuação.
Mas não foi isso que constatámos na Praia da Rocha, na tarde de 21 de Agosto passado, numa das áreas concessionadas.
Cenário: Bandeira amarela como em todas as outras concessões da praia, maré na vazante.
1. Cerca das 16 horas. Passam na zona duas praças da Armada, de reforço ao serviço de fiscalização das praias, que chamam e admoestam o nadador-salvador por não se encontrar mais perto da água uma vez que está içada a bandeira amarela. Os dois elementos da Marinha prosseguem o seu caminho e o nadador-salvador volta ao local onde antes se encontrava, com reduzida visibilidade sobre os banhistas e deficientemente assinalado, como se pode constatar pelas fotografias.
2. Cerca das 17.30 horas. A maré praticamente vazia e parece já não se justificar a bandeira amarela. No entanto ao longo de toda a praia só há bandeiras amarelas. Perguntado ao nadador-salvador se existe alguma entidade responsável pela coordenação das bandeiras na praia, confirma que o nadador-salvador de cada praia é soberano para colocar a que entende conveniente no seu espaço de responsabilidade; e que efectivamente já não se justifica a bandeira amarela mas sim a verde, mas que não vale a pena mudar. Se alguém nadar não o proíbe.
Assim vai o sentido da responsabilidade e a consciência cívica deste nadador-salvador português, em Portugal. Haja quem instrua e fiscalize convenientemente este senhor, a quem lhe foi atribuída responsabilidade sobre vidas humanas.

Praias 2006: Algarve III


Nas zonas
concessionadas
das praias,
entre estas e o mar, em frente às cadeiras ou camas, não é permitida a colocação de chapéus-de-sol particulares.
Mas quando não há suficiente consciência cívica, dizermos apenas que "não-é-permitida", não basta para que essas pessoas acatem automaticamente essa determinação. Infelizmente, é necessário que alguém o impeça com capacidade para o fazer (e que assim queira proceder em defesa dos utentes das concessões, o que não é uniforme ao longo da nossa costa como temos constatado).
Na Praia da Rocha, por exemplo, ninguém se dá ao trabalho de impedir a colocação de chapéus nesse espaço, como atesta a fotografia junta. É que há zonas específicas para os chapéus–de-sol que se levam de casa e que não são respeitadas.

Praias 2006: Algarve II



Foram finalmente colocadas nesta remodelação da Praia da Rocha umas novas passadeiras, em madeira, que mais comodamente nos permitem aceder à zona molhada da praia. Contudo, verifica-se que na actual fase do projecto não se previu a passagem de viaturas para abastecimento dos bares e restaurantes da praia. Tendo sido já retiradas algumas dessas placas, quando recolocadas já não acertam com as outras ou ficam desniveladas.
Nas fotografias acima documenta-se a situação (fotos de 07 e 10 de Agosto de 2006).

Estas placas de madeira substituem com larga vantagem as antigas placas de cimento, mais estreitas, muitas das quais partidas e desalinhadas em consequência das mesmas viaturas, situação que a Direcção-Regional do Ambiente do Algarve alertada formalmente para o facto, por correspondência iniciada por utentes da praia em 1992, nunca conseguiu ou diligenciou corrigir.
Esperemos que a falta de acompanhamento e fiscalização da presente situação não conduza a situação idêntica à anterior.

sábado, agosto 26, 2006

Praias 2006: Algarve I



Em cumprimento dos Planos de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) criados e regulamentados por legislação de 1993 e 1994, foi feita neste ano de 2006 a parte principal da remodelação da Praia da Rocha, em curto espaço de tempo e em plena época de banhos. Demolição das antigas construções e dos campos de ténis do Hotel Algarve (já então em pleno Domínio Público Marítimo!!), construção do novo sistema de esgotos a vácuo, etc… Embora ainda inacabados os trabalhos verifica-se já uma efectiva valorização da praia, com clara melhoria dos bares-restaurantes e dos acessos e percursos pedonais, também disponíveis de noite e convenientemente iluminados. O aspecto geral é bom salvo um ou outro gosto discutível e ainda não passamos aos pormenores.
Para uma ideia do que é agora a Praia da Rocha aqui fica uma vista.