sexta-feira, fevereiro 12, 2016

Folheto sobre a cor da urina

Circula na Internet este folheto:

Embora o que venha no folheto não esteja propriamente errado, está exagerado e pode levar a ansiedades e exageros injustificados. A observação da urina, embora importante, não deve ser obsessiva. Como em tudo deve haver bom senso.
Um aspecto importante é que a urina deve ser observada logo após a emissão, pois com o tempo e a sedimentação pode alterar-se e dar origem a informações erradas
É bom observar a cor da urina sobretudo para ver se há sangue misturado, pois pode indicar algo que não seja bom, sobretudo se não há outros sintomas. A turvação persistente da urina, aquando da emissão, pode indicar infecção e a situação deve ser avaliada.
Quanto ao ser mais ou menos diluída ou concentrada (mais "transparente" ou mais concentrada), depende de mais ou menos calor ou exercício (que leva a perdas de água pela pele e pulmões) e mais ou menos água que se bebe, e, claro, tem de haver equlíibrio e bom senso, pois não deve haver exagero de concentração e de diluição e deve haver hidratação adequada. 
E, sim, há alguns pigmentos da alimentação ou bebidas que podem alterar a cor da urina, mas esse facto não deve ter "as costas largas" sobretudo se a dúvida se põe com a existência de sangue, o que pode levar a realizar uma análise de urina.
Estas são as mensagens importantes que devem ser lidas antes de ver o folheto que circula na Internet e aqui acima se reproduziu.

quinta-feira, fevereiro 11, 2016

O Metropolitano de Lisboa (2)

Quem utiliza o METRO de Lisboa, depara-se muito frequentemente e por vezes por períodos prolongados com avarias nas escadas e passadeiras rolantes.
A que se devem estas falhas que prejudicam e incomodam os utilizadores-pagadores?
A situação que relatamos tem ocorrido várias vezes e passa-se presentemente na Estação de S. Sebastião. 
Foi confirmada em 11FEV2016 pela foto junta:

domingo, fevereiro 07, 2016

Contribuintes de altos rendimentos que não pagam impostos

Ainda há contribuintes em Portugal de altos rendimentos e património a que o fisco não consegue chegar.
Ver aqui.

Programa da SIC Notícias de 09DEZ2015 - Negócios da Semana