terça-feira, abril 29, 2008

Sinalização decorativa ? (5)


Numa rua estreita da capital portuguesa (Travessa do Sacramento a Alcântara) em que passam transportes públicos e se acede em urgências ao Hospital da CUF (e a duas entradas do Ministério dos Negócios Estrangeiros), este sinal de trânsito faz ali alguma coisa ou é meramente decorativo?


Foto 29042008alt

sexta-feira, abril 18, 2008

Aldrabices na Net (4). Encerramento temporário da Internet

A imaginação não tem limites e é assim que circula agora na Internet tentando (e conseguindo muitas vezes) enganar os mais desprevenidos e crédulos com este bem engendrado "barrete". Recomendamos a "limpeza geral", mas deste tipo de mensagens HOAX.

INTERNET SHUTDOWN

AVISO

Chegou, outra vez, aquela altura do ano!

Tal como muitos de vocês sabem, todos os anos a Internet tem que fechar por um período de 24 horas, de maneira a permitir uma limpeza geral.

O processo de limpeza, que elimina os e-mails perdidos, ftp's inactivos, www e outros locais perdidos. Isto permite melhorar a produtividade e aumentar a velocidade.

Este ano, o processo de limpeza terá lugar desde as 00:01 UT até às 23:59 UT de dia 1 de Maio (que por ser feriado universal irá causar impactos mínimos).

Durante este período de 24 horas, cinco poderosos motores de busca, situados em locais estratégicos do mundo inteiro, procurarão a Internet e apagarão quaisquer documentos obsoletos que encontrarem.

De maneira a proteger os seus dados valiosos, pedimos que faça o seguinte, ANTES das 00:00 UT de 1 de Maio:

1. Desligue todos os terminais e cabos de rede das ligações Internet.
2. Desligue todos os serviços que eventualmente possua na Internet.
3. Desligue todos os discos ou dispositivos de salvaguarda de dados da Internet.
4. NÃO ligue qualquer dispositivo à Internet, nem mesmo tente utilizar serviços off-line de mail.
5. Cancele todos os serviços eventuais que possua agendados para 1 de Maio.


Compreendemos a inconveniência que esta operação possa causar a alguns utilizadores da Internet, e pelo facto pedimos desculpa. De qualquer modo, estamos certos de que os inconvenientes serão largamente suplantados pelo aumento de velocidade e eficiência da Internet, uma vez que tenha sido cuidadosamente limpa do lixo electrónico.

Agradecemos a sua compreensão.

Mark Diardensen
(responsável para Portugal, da Interconnected Network(TM) - IRO *PT*)
Massachusetts Institute of Technology

terça-feira, abril 15, 2008

Reciclagem de Rolhas de Cortiça

As preocupações com o ambiente tem que dar lugar a medidas concretas. Estas que relatamos levam-nas a juntar as rolhas de cortiça com a finalidade abaixo descrita.

A partir de dia 22 de Abril (Dia da Terra) será iniciada a recolha nos restaurantes.
No Dia 5 de Junho (Dia Mundial do Ambiente) poderão ser colocadas nos 'Rolhinhas' dos Hipermercados Continente
Posteriormente está planeado alargar esta recolha a outros locais.

Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça

Assiste-se, actualmente, a uma grande pressão sobre as rolhas de cortiça, produto vital na cadeia de valor acrescentado que beneficia as comunidades rurais e que garante igualmente a sustentabilidade económica de todas as aplicações de cortiça. Esta pressão provém de produtos alternativos (vedantes sintéticos e cápsulas de alumínio), que são derivados do petróleo e do alumínio, indústrias ambientalmente nocivas.

Há, pois, que defender a rolha de cortiça como produto que garantiu e deverá continuar a garantir a manutenção do montado de sobreiros, um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do continente europeu e que se estima absorver, por ano, 4,8 milhões de toneladas de CO2, um dos principais gases causadores do efeito estufa e do consequente aquecimento global. Como a cortiça é a própria casca da árvore, também retém CO2 e ao ser reciclada, evitam-se emissões deste gás para a atmosfera, contrariamente ao que acontece quando se decompõe ou é incinerada.

O GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological. Tem como objectivo não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas, também, com o seu esforço de reciclagem, permitir o financiamento de parte do Programa “CRIAR BOSQUES, CONSERVAR A BIODIVERSIDADE”, que utilizará exclusivamente árvores que constituem a nossa floresta autóctone, entre os quais o Sobreiro, Quercus suber.
O projecto foi construído tendo por base a utilização de circuitos de distribuição já existentes, o que permite obtermos um sistema de recolha sem custos adicionais, que possibilita que todas as verbas sejam destinadas à plantação de árvores. Tudo isto sem aumentar as emissões de CO2!

As rolhas de cortiça recicladas nunca são utilizadas para produzir novas rolhas, mas têm muitas outras aplicações, que vão desde a indústria automóvel, à construção civil ou aeroespacial.

A internacionalização do projecto está já a ser negociada. Em breve, as rolhas usadas de outros países europeus começarão a ser recicladas em Portugal, dentro de um esquema montado a partir daqui, resultando num contributo adicional para o esforço de reflorestações e conservação de florestas autóctones portuguesas. Este exemplo único de exploração de uma floresta autóctone, que conseguiu ao longo dos tempos conciliar criação de riqueza, serviço ambiental e impacto social positivo, irá agora completar este ciclo, renovando a própria floresta que esteve na sua origem.

sábado, abril 12, 2008

Toponímia e cultura XXIII

A propósito das Ruas Mouzinho da Silveira e Barata Salgueiro, em Lisboa, assinaladas deficitariamente como a fotografia mostra, recolhem-se muitas informações e com facilidade sobre Mouzinho da Silveira, mas procura-se Barata Salgueiro (homem ou mulher?) na Internet e a maioria das informações disponíveis apontam para Teresa Barata Salgueiro ou para assuntos relacionados com a própria rua.

Aprofundando mais e recorrendo complementarmente às enciclopédias, conseguimos:

Álvaro Barata Salgueiro, advogado português, n. Oleiros, 1814, f. Lisboa, 06 de Maio de 1895. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, exerceu advocacia em Lisboa onde adquiriu elevada fortuna. Quando Rosa Araújo se propôs construir a Avenida da Liberdade em Lisboa, cedeu para o efeito terrenos gratuitamente e outros a preço reduzido. Como recompensa o seu nome foi dado à rua onde morava.

José Xavier Mouzinho da Silveira (n. Castelo de Vide, 12 de Junho de 1780 – f. Lisboa, 04 de Abril de 1849) foi um estadista, jurisconsulto e político português e uma das personalidades maiores da revolução liberal, operando, com a sua obra de legislador, algumas das mais profundas modificações institucionais nas áreas da fiscalidade e da justiça. Preso durante a Abrilada (1824), tornou-se intransigente defensor da Carta Constitucional pelo que teve de se exilar em 1828. Regressou ao Parlamento em 1834 para defender a sua obra legislativa, mas exilou-se de novo para França em 1836. Retirou-se da vida política durante os seus últimos dez anos de vida.

Ver mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Mouzinho_da_Silveira

Não faria sentido acrescentar nas respectivas placas toponímicas Barata Salgueiro Advogado – Benemérito 1814- 1895 e Mouzinho da Silveira 1780- 1849 Estadista – Político liberal ?

Foto 07042008(002)

quinta-feira, abril 10, 2008

Poluição visual e higiene (2)

A meio duma tarde de um dia útil, 5ª Feira, na Rua Elias Garcia em Lisboa, parece-nos espectáculo pouco edificante. Muito cartão e papel ou pouca recolha?

Foto 10042008

segunda-feira, abril 07, 2008

Loja do Cidadão (1)

Nos Restauradores em Lisboa:

Loja ou Feira do Cidadão de 3ª classe?


Fotos 07042008